São Paulo, 1973. Num pensionato de freiras progressistas, três jovens universitárias começaram a vida adulta num país sufocado pela repressão política e num mundo conturbado pelas transformações sociais e morias.
A sensível Lorena, descendente de bandeirantes, namora um homem casado, mas permanece virgem. A aguerrida Lia, filha de baiana com alemão, milita na luta contra a ditadura. A tresloucada Ana Clara oscila entre o desejo de ascensão social, via casamento burguês, e o paraíso artificial das drogas.
Lygia Fagundes Telles entrelaça numa fina tapeçaria os destinos e vozes dessas três criaturas, compondo um romance envolvente e de grande impacto emocional, que capta como poucos a atmosfera da época em que foi escrito. Levado às telas de cinema em 1995.
As meninas é um dos livros da autora mais aclamada pela crítica e pelo público.
Impressões
Depois de tanto ouvir falar sobre esse livro, me animei e comecei a lê-lo. Fiquei com muito medo de não gostar, pois trata de assuntos, que confesso, fujo. Não gosto de histórias que tenham violência, principalmente sexual, com crianças e mulheres. Bem, e esse livro, entre tantos outros temas, trata exatamente disso. E pasmem! Li esse livro em um fôlego, num desespero para chegar ao fim e ver para onde iria a vida dessas três meninas.
A escrita da Lygia é urgente, você não tem muito tempo de ficar pensando ou tentando entender o que ela estava querendo dizer. Você precisa ler, apenas ler e se permitir dominar pelos sentimentos colocados em cada frase, só assim você conseguirá entender as profundezas das ideias expostas pela autora.
Como podem perceber, AMEI, ler esse livro, mesmo ele me deixando amargurada e angustiada na maior parte do tempo. Então, só posso dizer que li e indico.
Quem escreveu?
Nasceu e vive em São Paulo. Considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras, publicou ainda na adolescência o seu primeiro livro de contos, Porão e sobrado (1938). Estudou direito e educação física antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985 e em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa.
Outras obras de Lygia Fagundes Telles
- Venha ver o pôr-do-dol e outros contos
- Ciranda de pedra
- Antes do baile verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário