"Quando estava na metade do caminho, ouviu-se um grito fortíssimo do vento e a casa sacudiu com tanta força que Dorothy perdeu o equilíbrio e caiu sentada no chão. E então uma coisa muito estranha aconteceu. A casa rodopiou duas ou três vezes e começou a levantar voo devagar, Dorothy teve a sensação de que subia no ar a bordo de um balão. "Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos - o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa. Um clássico indiscutível para todas as idades.
Impressões
Esse é um daqueles livros que são categorizados como infantis, mas que ensinam e muito sobre a vida, em como lidar com nossas dificuldades.
A cada página lida é uma oportunidade de repensar suas prioridades e medos frente à vida. Porque as soluções de nossos problemas, inseguranças e indecisões, sempre, eu disse, sempre estão em nossas mãos. Não sei o porquê, mas a maioria das vezes, o ser humano escolhe sofrer, se sentir incapaz, ou temer frente as dificuldades que se apresentam.
O espantalho queria um cérebro, mas ele é quem sempre tinhas as melhores soluções às adversidades.
O homem de lata, esse queria um coração, porém, era sempre o mais preocupado e cuidadoso com seus amigos.
O leão, que sofria de temer a tudo e a todos, na necessidade, sempre estava pronto a proteger e enfrentar seus maiores medos.
Dorothy, queria voltar para casa, e só depois percebeu que poderia ter feito isso a qualquer momento no decorrer da história.
Todos resolveram seus próprios problemas quando perceberam que tinham alguém por quem fazer e que tinham todas as possibilidades dentro de si.
É, muitas vezes, nossos amigos são os que conseguem tirar de nós o que temos de melhor. Eles veem as qualidades, exatamente no ponto onde achamos que somos mais débeis, mais despreparados.
E viva aos amigos e a tudo que enxergam de bom em nós que nós não vemos!
Quem escreveu?
L. Frank Baum (1856-1919) experimentou diversas profissões antes de começar a escrever, incentivado pela sogra, que acreditava sobretudo em sua grande habilidade narrativa. Autor de inúmeros romances, poemas e roteiros, é mais conhecido pelo clássico O Mágico de Oz, sucesso que se transformou em série, com treze continuações.
Outras obras:
- The Marvelous Land of Oz
- Ozma of Oz
- Dorothy and the Wizard in Oz
*Não encontrei traduções desses outros livros para o português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário