Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.
Impressões
É, o livro inteiro irá falar sobre os grandes pensadores, os filósofos de todas as épocas.
Foi interessante a leitura para ter essa noção cronológica e das ideias condutoras do pensamento filosófico durantes as eras.
Senti falta de um grupo para discutir o que ia lendo, pois como são várias informações, muitas informações mesmo, a maioria acabou perdida em algum lugar da minha cabeça, ou nem chegou a ficar nela. Teria gostado muito de ter lido esse livro antes de minhas aulas de filosofia na faculdade, ia conseguir "linkar" melhor as ideias e seria um pouco mais divertido que ler somente Marilena Chaui em seu livro Convite à filosofia.
Amei também os artifícios usados pelo filósofo exclusivo da Sofia, pois ele apresenta experimentos físicos feito com óculos, rampas e inúmeros objetos para deixar claro os pensamentos sobre o mundo e as leis da física de Galileu e alguns outros. Quem dera os professores usassem mais esse tipo de metodologia, tive professores assim e eles permanecem em minha memória e uma grande parte das informações por eles passadas ainda são lembradas por mim.
Confesso que levei meses lendo esse livro, exatamente pela quantidade de informações e a falta de um coleguinha para discutir e aprofundar as ideias, em alguns momentos ele ficou enfadonho, é, chatinho mesmo, mas como me propus em terminá-lo antes do fim desse ano, meta cumprida!
Quem escreveu?
Jostein Gaarder nasceu na Noruega, em 1952. Estudou filosofia, teologia e literatura. A partir de 1991, ganhou projeção internacional com O mundo de Sofia.
Outras obras:
- Vita brevis
- A garota das laranjas
- A biblioteca mágica de Bibbi Bokken
Nenhum comentário:
Postar um comentário