Google+ Li e Indico: março 2016

sábado, 12 de março de 2016

O oitavo selo de Heloisa Seixas



Um quase romance - é como Heloisa Seixas define O oitavo selo, que tem por protagonista um personagem da vida real, seu marido, o escritor Ruy Castro.
Intercalando ficção e realidade, em uma narrativa hipnótica que inclui beleza e horror, o livro mostra os diversos momentos de um homem diante da morte. Os "selos" a que se refere os título são os diferentes trâmites enfrentados, uma saga que inclui drogas, alcoolismo e doenças gravíssimas.
Com muitas referências literárias, musicais e cinematográficas - inclusive a alusão ao filme de Ingmar Bergman, O sétimo selo -, o livro é resultado da parceria de vida desses dois escritores brasileiros, começada há mais de vinte anos.



Impressões

Livros nos pregam peça, e esse me pregou uma bem grande.
Ganhei esse livro e ele entrou na minha lista de leitura, simplesmente, porque ele estava em minha estante e marcado como "não lido".

Pois bem, ele foi o sorteado para março e o peguei sem muito interesse, e já pensando, ainda bem que é pequenininho, vou ler ele rápido e me livrar.

Bem, isso foi verdade, rapidinho terminei de ler, mas olhe, que leitura impactante, que história contagiante, que luta pela vida.

Como já mencionado no resumo, ele é uma biografia romanceada, conta a história do escritor Ruy Castro, mas pelos olhos de sua esposa. Sua vida não é brincadeira, entre doenças e vícios, várias experiências de quase morte que se transformaram em vida e em amor.

Cada selo representa uma etapa a ser vencida e simboliza uma parte do corpo. Algo muito interessante pensado pela autora.

Prepare-se para uma montanha russa de sentimentos e uma vontade de torcer para que cada obstáculo seja vencido.

Sem acreditar, mas um livro que valeu a pena cada linha... Li e indico!

Quem escreveu?

Nasceu no Rio de Janeiro, onde mora. É autora de mais de dez livros de ficção, entre romances e volumes de contos, tendo sido por três vezes finalista do Prêmio Jabuti. Heloisa também escreveu um livro de não-ficção sobre o mal de Alzheimer de sua mãe, O lugar escuro, que depois adaptou para o teatro. É casada com o escritor Ruy Castro e tem, de um casamento anterior, uma filha, Julia Romeu, tradutora e autora teatral.

Outras obras de João Cabral de Melo Neto:

- Uns cheios, outros em vão
- Frenesi: histórias de duplo terror